Catolé do Rocha - Paraíba

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Projeto de aquário marinho revolta ativistas da causa animal no Rio de Janeiro

Com o objetivo de ser o maior aquário da América Latina, o projeto AquaRio vem na contra-mão do “efeito Blackfish”, nome dado a manifestação mundial contra a prisão de animais em aquários. O filme Blackfish é um documentário norte-americano lançado em 2013 e produzido por Gabriela Cowperthwaite sobre a orca Tilikum e a crueldade e os perigos de manter animais em cativeiro.

O projeto AquaRio tem como idealizador e futuro diretor-presidente Marcelo Szpilman, que é também diretor da AQUALUNG, conhecida marca de material de mergulho e caça submarina.

(Foto: AFP)
(Foto: AFP)

A Kreimer Engenharia (Rio Water Planet, Cidade do Samba) é que está encarregada da obra, que tem como principal patrocinadora a Coca-Cola (cuja logomarca é um urso polar). A marca investiu cerca de US$ 10 milhões para a construção do aquário. Fontes não oficiais dizem que há uma possibilidade de que um uso polar seja trazido para o Rio de Janeiro.

Esta notícia vem em paralelo com a história de Arturo, o urso polar aprisionado no Zoológico de Mendoza na Argentina, que vive em um tanque sujo com água poluída e fétida e nos últimos dias tem sofrido muito com o calor. Um santuário no Canadá foi oferecido para abrigo e recuperação do animal, mas a administração do Zoológico não aceitou. O sofrimento de ursos polares no cativeiro no período temperaturas elevadas já matou Winner, urso de 16 anos de vida, aprisionado no mesmo Zoo em 2012.

O AquaRio visa ter 8.000 animais de 350 espécies diferentes que serão mantidas num cativeiro de 22 mil m² de área construída e 4,2 milhões de litros de água. O custo da obra já ultrapassa os R$ 140.000.000,00.

É absolutamente inaceitável o aprisionamento de animais para entretenimento ou qualquer forma de ação humana, independentemente se são tratados com mais ou menos crueldade.

Ativistas da causa animal farão uma manifestação pacífica no dia 31 de janeiro em frente à sede da Fundação Coca-Cola,em Botafogo, Rio de Janeiro, para entregar a um dos apoiadores do projeto AquaRio, um texto explicativo sobre o sofrimento dos animais em cativeiro e pedindo que a multinacional retire o patrocínio, sugerindo temas sociais para um melhor emprego da verba.

Existem atualmente mais de 100 aquários de grande porte ao redor do mundo. Nesta indústria cruel, 90% dos tanques são abastecidos com animais capturados.

Fonte: ANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário