Catolé do Rocha - Paraíba

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Envenenamento em massa de cães assusta moradores de Mundhwa, na Índia

Um dos cães envenenados (Foto: Manoj Bidkar)
Um dos cães envenenados (Foto: Manoj Bidkar)

Segundo matéria do site Prune Mirror, moradores de Wadaban, em Mundhwa, se depararam no sábado com uma enorme quantidade de cães mortos no bairro. Cerca de 18 animais foram encontrados, vítimas de envenenamento.

“Quando visitei a casa do meu irmão em Wadaban, as crianças que estavam brincando lá me disseram que alguns cachorros estavam morrendo na região. Fui conferir e encontrei filhotes mortos. Eu imediatamente contatei Mohini Sharma (um ativista de direitos animais) para ajudar”, diz Shama Eskenazy.

Enquanto a maioria das vítimas foram os cães abandonados, dois cães de uma mesma tutora também morreram. “Eu deixei meus cachorros brincarem com os animais abandonados, o que muitas vezes eles costumavam fazer. Mas quando fui procurar por eles, os dois estavam mortos. Estou em choque. Normalmente, meus cães não comem qualquer coisa que é dado a eles por pessoas de fora, eu não entendo como comeram o veneno”, desabafa Atish Pardeshi, morador.

Os cães assassinados eram cuidados pelas pessoas da região. “Eles foram envenenados e mortos brutalmente. Estavam espumando e sangrando pela boca e nariz. Era tão venenoso que até dois corvos, que se alimentaram dos corpos em decomposição, morreram. Não sei quem fez isso. Os policiais não apareceram, apesar de terem sido chamados várias vezes. O incidente também suscitou preocupações sobre a segurança das crianças,” diz Mohini Sharma, o ativista de direitos animais que está cuidando do caso.

veneno 2
Os animais estavam espumando e sangrando pela boca e nariz (Foto:Manoj Bidkar)

Os esforços dos moradores para encontrar a prefeita, que mora perto da região, não resultou em nada. “Nos disseram para encontrá-la, às 11h30, no domingo, mas quando chegamos, ela não estava lá”, acrescenta Pardeshi.

Enquanto isso, os policiais da delegacia de Mundhwa disseram que vão registrar o crime somente depois de receberem um relatório de um veterinário. “Assim que o relatório confirmar que os cães morreram envenenados, vamos registrar o caso”, afirma Vishwanath Ghanavat, inspetor de polícia. “Se culpada, a pessoa receberá uma pena de prisão mínima de três anos, que pode se estender até cinco anos”, disse Manoj Oswal da Animal Welfare Board, do governo indiano.

Fonte: ANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário