Catolé do Rocha - Paraíba

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Cadela protetora adota gata paralítica

Neste mundo cão, deveríamos ter a sorte de ter ao menos um amigo como Idgie – um amigo que se recusaria a sair do nosso lado, ainda que estivéssemos fracos e deitados em meio à sujeira às margens de uma estrada movimentada.

Foto: Orlando Sentinel
Foto: Orlando Sentinel

Foi assim que o Seminole County Animal Services encontrou Idgie – uma dachshund rechonchuda de 2 anos de idade – montando guarda sobre uma gata paraplégica de 7 meses. Era o início de outubro e ainda fazia calor, aparentemente alguém havia abandonado os animais perto de uma garagem fechada fora de Geneva, talvez esperando que o dono da casa tivesse pena deles. As informações são do Orlando Sentinel.

Idgie rosnava e latia de maneira protetora sempre que alguém se aproximava. A gata, afinal, movia-se apenas se arrastando pelas patas dianteiras. As traseiras eram flácidas e inúteis, com os pés retorcidos.

“Nós realmente não sabemos qual é o problema dela”, disse Diane Gagliano, coordenadora do Seminole County Animal Services. “Achamos que pode ser um problema de nascença. Era realmente uma situação estranha – ambas foram encontradas em um estado consideravelmente bom, não estavam sujas ou mal nutridas, então parece que provavelmente tiveram um lar em algum momento. Mas, por outro lado, ninguém veio buscá-las e como a gata poderia chegar tão longe sem que o tutor soubesse?”

O abrigo tentou algumas injeções de esteróides para ajudar a gata, chamada Ruth, mas sem sucesso. Uma instituição beneficente chamada TEARS (Together Every Animal Receives Support), pagou por algumas sessões de terapias experimentais e acupuntura – aproximadamente 150 dólares a sessão – mas também não houve nenhum efeito. E sempre que Ruth estava longe de Idgie, esta ficava profundamente triste, pois não podia compartilhar seu amor com a gata, como pode ser visto no vídeo abaixo.



“Era como se ela estivesse constantemente procurando pela gata”, disse Gagliano, que teve que teve que arrumar um cercadinho especial para as duas. Usualmente os cães e gatos ficam separados no abrigo.

Então, sua equipe contatou Jacqueline Borum, que – além de administrar a Hollywood Houndz Boutique & Spa em Lake Mary – abrigou e encontrou lares adotivos para 1.300 cães e gatos nos últimos seis anos. Ela também tem uma entidade beneficente chamada Project Paws para ajudar a financiar grupos de resgate de animais domésticos em emergências.

Assim, agora Idgie e Ruth têm um novo lar na Hollywood Houndz. Elas cochilam em um cercado grande perto da vitrine, a cadela enrolando seu corpo ao redor da gata, que é movimentada, alimentada e banhada diariamente. Idgie é levada para caminhar regularmente e recebe carinho e atenção de toda a equipe. Mas se outro cão se aproximar, Idgie late e rosna de uma maneira tão feroz quanto um cão salsicha pode fazê-lo.

“Fora isso, ela é um amor”, diz Borum. “Eu digo, já vimos amizade entre cães e gatos antes, mas nunca desta forma.”

Ela escolheu seus nomes inspirando-se nos dois personagens principais do filme “Fried Green Tomatoes” (Tomates Verdes Fritos), Idgie Threadgoode e Ruth Jamison.

“Elas passaram por tudo juntas”, disse Borum. “É claro, a Ruth não vive até o fim.”

Não se pode também precisar quanto tempo de vida a gata Ruth tem, especialmente se sua condição for degenerativa. Mas não importa por quanto tempo, Idgie estará ao seu lado.

“Idgie tomaria um tiro por aquela gata”, disse Borum.

Fonte: ANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário