Catolé do Rocha - Paraíba

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Moradores denunciam matança de animais em Petrolina (PE)

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Os moradores da Rua 4, no Jardim Imperial, na Zona Oeste de Petrolina, não sabem mais o que fazer com a quantidade de gatos mortos que vêm surgindo na comunidade. Segundo eles, um vizinho estaria envenenando os animais.

Ao todo, mais de 10 gatos já foram mortos na rua. O suspeito, que tutela passarinhos, já teria até confessado o crime afirmando que praticava a matança em outros bairros.

De acordo com os moradores, o envenenamento começou depois que um dos gatos comeu um passarinho do suspeito. De lá pra cá, os gatos adoecem sempre com os mesmos sintomas: baba constante, vômito, fraqueza e diarreia.

Punição

Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de três meses a um ano e multa.

Se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos cinco anos, a lei permite ao juiz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens, como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.

Segundo os órgãos de defesa dos animais, para punir o culpado, deve-se evidenciar a autoria dele e sua intenção em cometer o crime. Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, é recomendável tirar várias fotos – inclusive do que o animal teria comido – e procurar um veterinário.

De posse do laudo do veterinário, das fotos e, se possível, acompanhado de testemunhas, os tutores devem ir à delegacia da Polícia Civil registrar um Boletim de Ocorrência (BO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário