Catolé do Rocha - Paraíba

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Caso sobre cães mortos a tiros por policiais em Carazinho será investigado

Um vídeo que mostra a ação da Brigada Militar em Carazinho, no norte do Estado, está causando muita polêmica nas redes sociais. Nas imagens, policiais militares aparecem atirando contra cachorros no pátio de uma casa. Segundo a Polícia Civil, dois cães foram mortos após cerca de oito disparos.

Cães foram mortos após cerca de oito tiros (Foto: Grupo Gazeta / Especial)
Cães foram mortos após cerca de oito tiros (Foto: Grupo Gazeta / Especial)

O vídeo foi gravado na sexta-feira (17), durante a prisão de um homem no Bairro Floresta, em princípio feito com celular por um familiar do detido, e passou a ser divulgado e compartilhado nas redes sociais. Nas imagens, além dos tiros contra os animais, aparece uma mulher discutindo com os PMs, muitos gritos e latidos.

A Brigada Militar divulgou na manhã desta segunda-feira (20) uma nota sobre o caso. Conforme o comunicado, um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para averiguar a conduta dos PMs. Os policiais devem começar a ser ouvidos nesta segunda-feira. Durante a ocorrência, um homem foi preso. Ele contou que fugiu porque não tinha habilitação.

Confira a íntegra da nota da Brigada Militar:

Em virtude da ocorrência policial em Carazinho, na última sexta-feira (17), envolvendo a prisão de um homem e a morte de dois cães em uma residência, a Brigada Militar esclarece que já foi instaurado Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias dos fatos. Os policiais militares que atuaram na ocorrência começarão a ser ouvidos na segunda-feira (20).

Conforme o comando do 38º Batalhão de Polícia Militar (38º BPM), guarnições do policiamento ostensivo foram solicitadas a abordar o homem em um veículo, após informações do setor de Inteligência. Na abordagem, o indivíduo fugiu e atirou contra os policiais, que o perseguiram até ele entrar em uma residência, onde resistiu à prisão.

Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia, junto com o revólver calibre 32, duas munições deflagradas e três intactas, uma quantidade de drogas, joias sem procedência e um rádio transceptor sintonizado na frequência da Brigada Militar, que estavam dentro do veículo. O homem possui antecedentes por roubos a veículo e a estabelecimento comercial, além de furtos.

A abordagem policial está sendo detidamente analisada pelos órgãos competentes da BM e as conclusões serão tornadas públicas, assim que for concluído o inquérito.

Coronel Jorge Reginaldo Petersen Morais – Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Planalto (CRPO Planalto)

Assista ao vídeo:



Petição Online

Após a repercussão do vídeo na internet, uma petição online foi criada, buscando apoio para a prisão dos policiais envolvidos na morte dos cachorros, justificando que eles “mataram cães inocentes, que estavam presos em um canil sem oferecer qualquer perigo”. Intitulada “Cadeia para os assassinos de farda”, a mobilização reunia mais de 2,2 mil assinaturas até as 14h30min deste domingo (19).

Fonte: Bicharada

Nenhum comentário:

Postar um comentário