Catolé do Rocha - Paraíba

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Casal de idosos é multado em R$ 36 mil por maus-tratos a animais

Alguns animais recolhidos pela Secretaria de Meio Ambiente durante a operação nesta semana estavam com sarna e pulga. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bragança Paulista)
Alguns animais recolhidos pela Secretaria de Meio Ambiente durante a operação nesta semana estavam com sarna e pulga. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bragança Paulista)


Um casal de idosos que vive na zona rural de Bragança Paulista (SP) foi multado em R$ 36 mil pela prefeitura após uma operação de combate aos maus-tratos contra animais realizada pela Secretaria de Meio Ambiente. Na casa deles, no início da semana, foram encontrados 58 animais, sendo 40 cães e 18 gatos vivendo em condições inadequadas. De acordo com a administração municipal, em janeiro outros 40 bichos haviam sido flagrados no local. Os animais foram levados para um abrigo municipal e os donos da propriedade terão 20 dias para recorrer da multa.

A Secretaria de Meio Ambiente informou que a multa foi aplicada tomando por base uma lei municipal de maio de 2012. Na primeira operação, realizada no mês passado, foram encontradas seis tartarugas. De acordo com a prefeitura, esses animais estavam em condições impróprias, mas como não tinham problemas de saúde foram devolvidos à natureza.

A administração municipal informou ainda que o caso da propriedade localizada no bairro Araras dos Cardosos estava sendo acompanhado há meses e que o casal contava com ajuda de profissionais do abrigo municipal, mas que após a criadora ter adoecido, o marido dela não teve mais condições de tratar dos bichos.

A Secretaria de Meio Ambiente afirmou ainda que a multa deve ser enviada até esta sexta-feira (28) para o imóvel. O casal não foi localizado até a publicação da reportagem.

Operação e denúncia

A operação na propriedade rural ocorreu em duas etapas. Na primeira, uma equipe formada por veterinários, biólogos e especialistas em contenção de animais recolheu os cães doentes, com pulgas e sarna. Na etapa seguinte, nesta semana, a falta de cuidados veterinários foi comprovada e os bichos foram levados. Os animais que estavam no local eram recolhidos das ruas e alguns até deixados na porta da residência do casal.

Segundo a Polícia Civil, no início do ano duas pessoas procuraram a delegacia para fazer uma queixa de maus-tratos na propriedade. “Recebemos a denúncia e iniciamos nossa investigação preliminar, ouvindo o proprietário, que alegou que a esposa está internada em São Paulo e que não tinha condições de tratar dos animais. Nós sabemos que eles tinham orientação e ajuda da comunidade e que a Secretaria de Meio Ambiente estava monitorando a situação, inclusive fazendo recolhimento dos animais para as providências necessárias. Por se tratar de um crime de pequeno potencial ofensivo, foi elaborado um termo circunstanciado que foi encaminhado à Promotoria do Ministério Público”, explicou o delegado Marcelo Fábio Vita, do 2º Distrito Policial.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário