Catolé do Rocha - Paraíba

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Aparecida de Goiânia registra mais de 80 mil cães e gatos abandonados

Animais considerados saudáveis não podem ser recolhidos pelo Centro de Zoonozes (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Animais saudáveis não podem ser recolhidos pelo Centro de Zoonozes (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Mais de 80 mil cães e gatos estão abandonados pelas ruas de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, segundo estimativas do Centro de Zoonozes da cidade. Uma lei estadual proíbe que o órgão faça a captura dos animais considerados saudáveis e são poucos aqueles que têm a sorte de conseguir um novo lar.

Para tentar amenizar a situação, a dona de casa Mara Silva cuida de nove cães que ela resgatou das ruas do Jardim Monserrat. “Eu estou fazendo um trabalho que outros deveriam fazer”, afirmou. Uma das cadelinhas resgatadas por ela estava grávida de sete filhotes e corria risco de morrer.

Segundo a dona de casa, um vizinho também ficou comovido e acolheu outros cinco animais. “Eles vão passando pela rua, morrendo de fome, aí a gente dá um resto de marmitex, de ração”, destacou o aposentado Anivaldo Machado.

A Lei Estadual nº 17.767, de setembro de 2012, de autoria do deputado Mauro Rubem (PT), proíbe que os centros de Zoonozes façam a captura dos cães e gatos nos municípios goianos, com exceção daqueles que estejam doentes ou ofereçam algum tipo de risco. O texto também diz que o "Poder Executivo incentivará a viabilização e o desenvolvimento de programas que visem ao controle reprodutivo de cães e de gatos e à promoção de medidas protetivas, por meio de identificação, registro, esterilização cirúrgica, adoção, e de campanhas educacionais para a conscientização pública".

No entanto, em Aparecida de Goiânia, não existe outro órgão responsável para fazer o serviço e a prefeitura conta apenas com a ajuda de organizações não-governamentais (ONGs) para recolher os animais abandonados. Segundo o Centro de Zoonozes, existe um projeto para a construção de uma nova sede para o órgão, o que possibilitaria o acolhimento dos bichos, mas que ainda não há previsão de quando ele será aprovado.

Enquanto a situação não é resolvida, muitos cães e gatos sofrem nas ruas. Vale ressaltar que abandonar animais é considerado maus-tratos. Quem for flagrado cometendo este tipo de crime, além de pagar uma multa, pode pegar de três meses a um ano de prisão.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário