Catolé do Rocha - Paraíba

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Domingo com passeio ciclístico pela boa convivência entre homens e cães nas ruas

No próximo domingo (23), a partir das 8h, estudantes e professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco promovem um passeio ciclístico, do Parque da Jaqueira até o Marco Zero pela ciclofaixa, dentro das ações do programa Cidadania para Melhoria da Relação Homem-Animal de Estimação em Centros Urbanos. A iniciativa pretende reforçar as atividades da campanha “O bom cidadão recolhe as fezes do seu cão”.

Utilizando camisetas e bandeirinhas da campanha, os participantes pretendem mobilizar ciclistas e demais transeuntes sobre a importância do recolhimento das fezes dos animais nas ruas como atitude cidadã de higiene e prevenção de doenças. Ao chegar no Marco Zero, o grupo distribuirá folders, sacolas-luvas biodegradáveis, gibis e outros materiais de divulgação da campanha.

Depois do passeio ciclístico, o grupo se mobiliza durante o Carnaval através do bloco fundado por médicos veterinários Me Dê seu Bichinho que eu Cuido. A agremiação desfila tradicionalmente no Bairro do Recife no Sábado de Zé Pereira, com saída do Marco Zero às 19h. Outros bairros e praças serão palco para as atividades da campanha, que também abordará a necessidade da criação de lixeiras adequadas ao descarte das fezes dos animais, tanto nas ruas quanto nos prédios e condomínios.

O projeto, elaborado por docentes do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal (DMFA), tem apoio de várias empresas privadas (Royal Canin, Hospital Veterinário Harmonia, Hills e Bayer) e instituições públicas (CRMV, Anclivepa-PE e Emlurb), entre outros.

Legislação

O Decreto 19.238, de 27 de março de 2002 regulamenta o trânsito de animais em logradouros públicos e áreas privadas de uso coletivo no Recife. Em seu Artigo 4º, atribui aos tutores dos cães a responsabilidade pela destinação adequada das fezes dos seus animais, por meio do recolhimento e armazenamento em sacos plásticos, para posterior depósito em lixeiras. Apesar do mecanismo legal, deixar as fezes dos bichos nas ruas ainda é um hábito comum na capital pernambucana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário