Catolé do Rocha - Paraíba

terça-feira, 8 de abril de 2014

Animais são envenenados em Cruz Machado (PR)

Foto: Emanoel H. Otake
Foto: Emanoel H. Otake

No município de Cruz Machado, desde o início de abril, várias ocorrências de maus-tratos contra animais foram registradas. Contudo, o caso mais grave aconteceu na madrugada de sábado, 5, quando sete gatos foram encontrados mortos próximo a um mercado na Avenida Vitória. Seis dos sete gatos eram filhotes e ainda estavam amamentando. Cães também foram encontrados mortos perto do local.

Segundo Hemanoel Otake, que encontrou os animais, os ataques de envenenamento aconteceram mais algumas vezes durante o final de semana. Otakie e alguns amigos estão fazendo vigia à noite para encontrar o autor dos maus-tratos.

Os tutores dos animais registraram Boletim de Ocorrência na Polícia Militar e também estão procurando os criminosos. A família quer justiça e pede para a população que, caso saibam onde os autores do crime estão, informem a Polícia.

A denúncia pode ser feita pelo número 190 da PM ou na própria Delegacia. Em casos de flagrante de maus-tratos e/ou que a vida de animais estejam em risco é orientado que a testemunha ligue imediatamente para as autoridades e se possível filmar ou tirar foto da ação. Provas e documentos são fundamentais para combater transgressões.

Entende-se como maus-tratos contra animais, abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar. Manter preso permanentemente em correntes. Manter em locais pequenos e anti-higiênico. Não abrigar do sol, da chuva e do frio.

Deixar sem ventilação ou luz solar. Não dar água e comida diariamente. Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido. Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força. Capturar animais silvestres. Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse. Promover violência como rinhas de galo e farra-do-boi.

Fonte: V Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário