Catolé do Rocha - Paraíba

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Prefeitura suspende alvará do Instituto Royal em São Roque

Prefeito e comissão anunciam suspensão de alvará do Instituto Royal, em São Roque (Foto: Natália de Oliveira/G1)
Prefeito e comissão anunciam suspensão de alvará do Instituto Royal, em São Roque (Foto: Natália de Oliveira/G1)

A Prefeitura de São Roque (SP) suspendeu na tarde desta sexta-feira (25) o alvará de funcionamento do Instituto Royal por 60 dias. O prefeito Daniel de Oliveira Costa referendou a suspensão depois de receber documentos da comissão de deputados federais, que teriam como comprovar os maus-tratos, o que levou o prefeito a voltar atrás, já que na quinta-feira (24), ele vistoriou o laboratório e autorizou o funcionamento.

Prefeitura suspende alvará do Instituto Royal em São Roque (Foto: Adriana Perroni/TV TEM)
Empresa enviou comunicado oficializando a paralisação (Foto: Adriana Perroni/TV TEM)


O Instituto Royal enviou ao paço municipal uma carta confirmando que suspendeu as atividades do laboratório. “O Instituto Royal vem a público declarar que suspendeu, pelo prazo de 60 dias, todas as atividades de pesquisa científica em animais, em razão dos danos físicos causados em suas instalações decorrentes da invasão em sua sede no último dia 18 de outubro”, informou a nota.

Entenda o caso
O Ministério Público investiga o Insituto Royal desde 2012 quando os testes com animais levantaram suspeitas de maus-tratos.Os ativistas organizaram protestos em São Paulo e São Roque e na sexta-feira (18) invadiram a sede da empresa e levaram 178 beagles e sete coelhos usados nas pesquisas.

No dia seguinte, marcaram um protesto pelas redes sociais e cerca de 700 pessoas se reuniram no km 56 da rodovia Raposo Tavares, na entrada que dá acesso ao laboratório.

Um grupo de mascarados entrou em confronto com a Polícia Militar, que usou balas de borracha e bombas de efeito moral para dispersar a multidão. Carros da PM e da imprensa foram incendiados.

Prefeitura suspende alvará do Instituto Royal em São Roque (Foto: Natália de Oliveira/G1)
Ativistas que acompanhavam ação em frente ao instituto comemoraram (Foto: Natália de Oliveira/G1)
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário