Catolé do Rocha - Paraíba

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Animais tambem sofrem de transtorno de ansiedade; saiba identificar os sintomas



Assim como os seres humanos, animais de estimação também sofrem de transtorno de ansiedade. O problema, muitas vezes, tem origem na própria criação do bicho. Dependendo da forma que é tratado pelo dono - como se fosse uma pessoa -, o animal pode se tornar muito dependente, o que contribui para o desenvolvimento do transtorno.

Segundo o veterinário Ricardo Souza, da DrogaVET, a ansiedade pode acometer a maioria dos animais de estimação. No entanto, aqueles criados dentro de casa ou apartamento, que têm mais contato com o dono e acabam sendo deixados muitas horas sozinhos, são os mais propensos a ter o problema.

Os sintomas estão diretamente relacionados a espécie do animal atingido. Comportamentos como latir ou arranhar a porta quando o dono sai, lamber as patas até ferir e ainda urinar fora do local de costume ou em cima de objetos usados pelo dono (cama, sofá ou travesseiro) podem ser sinais de alerta.

Nos felinos, dois sintomas característicos do transtorno de ansiedade são a mania de arranhar objetos, como móveis e utensílios domésticos, e a apatia, quando o animal fica isolado em um canto sem comer ou beber água.

A doença tem tratamento medicamentoso e comportamental. É possível chegar à cura.

Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário